img

Finalizou mais um semestre e com ele, talvez você pai ou mãe que esteja lendo este texto esteja com algumas aflições, como por exemplo: Meu filho não está conseguindo aprender em tempos de pandemia, o desempenho dele já não é mais o mesmo, surgiu desinteresse por estudar…

E com isso vem a pergunta: Será que vale a pena continuar no Colégio atual? Faltam tecnicamente cinco meses para o final do ano letivo, é válido trocar de Colégio ainda este ano?

Todos nós temos resistência a mudanças, e com as crianças não é diferente. Por isso, os pais precisam tratar esse assunto com delicadeza visando sempre o bem-estar de seu filho, agindo antes de ter o problema agravado ou de ter prejuízo no desempenho acadêmico do aluno.

Existem muitos motivos para que os pais pensem em trocar seus filhos de Colégio, entre eles podemos destacar: falta de compreensão do professor com o seu filho sobre dificuldade no aprendizado e o que está vivendo naquele momento; ausência de atividades; bullying; falta de alinhamento entre valores da família e do Colégio.

Ao solicitar a transferência, surge o receio sobre a adaptação dos filhos ao novo ambiente escolar. Essa adaptação ocorre em todas as idades, desde as crianças até os adolescentes, isso acontece porque a mudança de ambiente, de colegas, professores, regras, sistema de ensino afetam o emocional do aluno. Dentro desse contexto é de extrema importância que o Colégio e a família sejam parceiros, estejam alinhados para que essa transição ocorra de maneira tranquila. Essa adaptação é muito mais afetiva e o Colégio sempre deve oferecer suporte e acolhimento.

Se a ideia de transferência de escola for algo imprescindível é indicado fazer a mudança o quanto antes, de maneira cautelosa, buscando um acordo com o seu filho, fazendo-o enxergar que a troca é necessária, mas tenha em mente que a intervenção dos pais pode ser decisiva para que os filhos se adaptem mais facilmente ao novo ambiente escolar.

Após o acordo selado, agora é o momento de decidir sobre a nova escola, por mais que saibamos que precisamos ser otimistas e ter pensamentos positivos o tempo todo, por muitas vezes nos deparamos com incertezas que acabam nos afetando, principalmente quando essas incertezas envolvem nossos filhos.

Confiar o aprendizado do seu filho a um Colégio não é fácil, é necessário depositar muita confiança naquele local e nos profissionais que ali trabalham. A escolha deve ser minuciosa, afinal você está escolhendo o que julga ser melhor para ele. Além do aprendizado é necessário que o Colégio ofereça um bem-estar ao aluno pois, quando se acolhe com carinho consequentemente se conquista a confiançavínculos afetivos surgem com os colegas, professores e funcionários preservando assim, a tranquilidade e a qualidade do aprendizado.

A mudança de Colégio no segundo semestre pode ser benéfica e você chegou à conclusão que é hora de mudar, por isso tenha a certeza que você escolheu um Colégio que traga bem-estar, acolhimento, segurança, respeito ao seu filho e à família, tentando conciliar o dia a dia da família com os valores do Colégio. É importante lembrar que é nesse ambiente que ocorre aquisição intelectual e a troca de aprendizado social, que trará benefícios a curto e a longo prazo.

Para ajudar a conhecer o Colégio onde pretende colocar seu filho, podemos te ajudar com algumas dicas: Converse com outros pais e conheça o perfil da instituição; verifique os depoimentos dos pais; pesquise e analise quais são os pilares da nova construção do conhecimento da instituição e se estão de acordo com a sua expectativa, afinal o Colégio deve ser considerado a extensão do lar.

Por isso que ensinamos e inovamos com o coração.