img

Ensino é imprescindível e por mais que esse processo se inicie em casa, é a escola que além de ensinar os conteúdos das disciplinas, colabora com a intensificação dos valores transmitidos aos seus filhos, portanto, a escolha de uma instituição escolar é extremamente importante e terá um grande peso na construção do futuro.

Ainda está em dúvida sobre qual é a melhor escola para o desenvolvimento por completo do seu filho? Então você precisa ler este texto, afinal, é normal que os pais tenham muitas dúvidas na hora de escolher um colégio, a cada visita uma nova metodologia nos é apresentada e tantas informações recebidas tornam esta escolha ainda mais complicada.

A maior dúvida, ocorre acerca do termo metodologia. Mas, afinal o que é metodologia? A palavra deriva do latim, “methodus” cujo significado é caminho ou via para a realização de algo, ou seja, em se tratando de processo de aprendizagem, é a forma como o seu filho irá receber informações para o desenvolvimento de suas habilidades. Existem diferentes metodologias e as diferenças mais evidentes estão na forma em que o conteúdo é abordado, no papel que os educadores desempenham na sala de aula e principalmente na forma como o aluno é inserido na construção deste conhecimento.

Abaixo abordaremos de forma breve as metodologias mais conhecidas e os pontos mais importantes na abordagem de cada uma delas.

Segundo o Referencial Curricular Nacional, pág. 21, no processo de aprendizagem, as crianças se apropriam de diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Pensando nisso, é fundamental que o ambiente escolar seja repleto de situações motivadoras, que possa proporcionar pesquisas, desafios, deixando claro que o conhecimento vai além daquilo que já sabemos pois trata-se de um processo constante, onde eu possa me sentir desafiado a buscar novas descobertas.

Sabe-se que a escola é um importante grupo social do qual fazemos parte desde a infância e neste meio acontecem múltiplas interações sociais, precisamos compreender que cada criança é única e uma metodologia que possa conectar um pequeno grupo não é a mais indicada pois cada um pensa e aprende de uma forma.

Diante das informações acima, ressaltamos que não podemos generalizar e escolher uma metodologia de ensino como sendo a melhor ou a mais eficiente. Na verdade, o que acontece de fato é que algumas metodologias de ensino se mostram mais adequadas às necessidades de uma criança em relação à outras, cabendo apenas às famílias essa escolha de acordo com as suas convicções. Porém, quando, conseguimos perceber a essência do processo de aprendizagem essa decisão se torna mais fácil. Para isso, é imprescindível que no momento desta escolha, alguns fatores sejam levados em consideração, tais como, entender as diretrizes, a missão, visão e valores do colégio e como se dá o processo de aprendizagem.

No Colégio Objetivo Penha, seguimos a metodologia sociointeracionista, uma vertente educacional defendida pelo psicólogo Lev Seminovitch Vygotsky que argumentava que as interações sócio-histórico-cultural influencia no desenvolvimento do indivíduo e que através disso consegue desenvolver e construir o seu conhecimento.

Desta forma, em nossas aulas, a aprendizagem se dá por meio da interação do indivíduo com a sociedade, colocando o nosso aluno como protagonista no processo, tornando-o capaz de estabelecer relações, solucionar problemas, desenvolver o senso crítico, buscar o conhecimento através de um professor que messa estas descobertas de maneira significativa através de um processo mútuo de busca do conhecimento, organizando e integrando as informações recebidas dando a elas um sentido mais concreto, valorizando os conhecimentos prévios relacionando os novos saberes e estabelecendo significados que façam sentido ao aluno.

A postura do aluno neste processo de aprendizagem não acontece de forma passiva pois ele é o processo, sua participação é ativa, ele constrói e ressignifica os seus saberes na medida em que avança novas etapas, permitindo que através de metodologias ativas possa desenvolver habilidades e competências na prática permitindo que ele se aproxime daquilo que está sendo proposto dando sentido e significado ao que está aprendendo.

Se o que você procura para o seu filho é acolhimento, aprendizagem significativa, ensino de qualidade e extensão de valores, vem para o Objetivo Penha!

Referências:

Vigotsky – Aprendizado e conhecimento, Marta Kohl de Oliveira, 112 págs., Ed. Scipione

vol_1_rcnei .pdf (mec.gov.br) (Acessado em 10/12/21)

Proposta Pedagógica Sociointeracionista | Educa Mais Brasil (Acessado em 13/12/21)