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Ensino é imprescindível e por mais que esse processo se inicie em casa, é a escola que além de ensinar os conteúdos das disciplinas, colabora com a intensificação dos valores transmitidos aos seus filhos, portanto, a escolha de uma instituição escolar é extremamente importante, é uma decisão que acarretará e muito no futuro.

Está indeciso na escolha da escola para o seu filho? Então você não pode deixar de ler este texto, afinal, é normal que os pais tenham muitas dúvidas na hora de escolher um colégio, a cada visita uma nova metodologia nos é apresentada e tantas informações recebidas tornam esta escolha ainda mais complicada.

A maior dúvida, ocorre acerca do termo metodologia. Mas, afinal o que é metodologia? A palavra deriva do latim, “methodus” cujo significado é caminho ou via para a realização de algo, ou seja, em se tratando de processo de aprendizagem, é a forma como o seu filho irá receber informações para o desenvolvimento de suas habilidades. Existem diferentes metodologias e as diferenças mais evidentes estão na forma em que o conteúdo é abordado, no papel que os educadores desempenham na sala de aula e principalmente na forma como o aluno é inserido na construção deste conhecimento.

Abaixo abordaremos de forma breve as metodologias mais conhecidas e os pontos mais importantes na abordagem de cada uma delas.

Características

Metodológicas

 

Tradicional

 

Construtivista

 

Montessoriano

 

Sociointeracionista

 

Objetivo

Acúmulo de informações

Estimular a fazer perguntas e não dar respostas.

Ajudar no desenvolvimento da vida cotidiana

Provocar o gosto de aprender/desenvolver habilidades socioemocionais

 

Aprendizagem

Memorização de informações/imitação de modelo

Aprendizagem significativa

Aprende sozinha através da observação

Através da ação, reflexão, construção e compreensão torna-se a aprendizagem significativa

 

Conhecimento

Feito de forma hierárquica (professor para aluno)

Construído a partir de interações entre sujeito e o meio

Construído através da observação do outro

Construído através das interações sociais e levantamento de possibilidades/resolução de problemas

 

Professor

Detentor do conhecimento/ transmissor de informações

 

Mediador dos saberes

 

Mediador dos saberes

 

Mediador ativo no processo de ensino aprendizagem.

 

Aluno

 

Receptor de informações dosadas

Papel ativo na construção do conhecimento (protagonista)

Autônomo no processo de aprendizagem (protagonista)

Protagonista

(Participa ativamente) interação com os pares

 

 

Dinâmica das

     aulas

 

Aulas expositivas, verbais e padronizadas

Trabalho em grupo

 

Grupos de diferentes idades em uma mesma sala.

Foco nos diferentes grupos/aulas dinâmicas e participativas

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Segundo o Referencial Curricular Nacional, pág. 21, no processo de aprendizagem, as crianças se apropriam de diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Pensando nisso, é fundamental que o ambiente escolar seja repleto de situações motivadoras, que

possa proporcionar pesquisas, desafios, deixando claro que o conhecimento vai além daquilo que já sabemos pois trata-se de um processo constante, onde eu possa me sentir desafiado a buscar novas descobertas.

Sabe-se que a escola é um importante grupo social do qual fazemos parte desde a infância e neste meio acontecem múltiplas interações sociais, precisamos compreender que cada criança é única e uma metodologia que possa conectar um pequeno grupo não é a mais indicada pois cada um pensa e aprende de uma forma.

Diante das informações acima, ressaltamos que não podemos generalizar e escolher uma metodologia de ensino como sendo a melhor ou a mais eficiente. Na verdade, o que acontece de fato é que algumas metodologias de ensino se mostram mais adequadas às necessidades de uma criança em relação à outras, cabendo apenas às famílias essa escolha de acordo com as suas convicções. Porém, quando, conseguimos perceber a essência do processo de aprendizagem essa decisão se torna mais fácil. Para isso, é imprescindível que no momento desta escolha, alguns fatores sejam levados em consideração, tais como, entender as diretrizes, a missão, visão e valores do colégio e como se dá o processo de aprendizagem.

No Colégio Objetivo Penha, seguimos a metodologia sociointeracionista, uma vertente educacional defendida pelo psicólogo Lev Seminovitch Vygotsky que argumentava que as interações sócio-histórico-cultural influencia no desenvolvimento do indivíduo e que através disso consegue desenvolver e construir o seu conhecimento.

Desta forma, em nossas aulas, a aprendizagem se dá por meio da interação do indivíduo com a sociedade, colocando o nosso aluno como protagonista no processo, tornando-o capaz de estabelecer relações, solucionar problemas, desenvolver o senso crítico, buscar o conhecimento através de um professor que media estas descobertas de maneira  significativa através de um processo mútuo de busca do conhecimento, organizando e integrando as informações recebidas dando a elas um sentido mais concreto, valorizando os conhecimentos prévios relacionando os novos saberes e estabelecendo significados que façam sentido ao aluno.

A postura do aluno neste processo de aprendizagem não acontece de forma passiva pois ele é o processo, sua participação é ativa, ele constrói e ressignifica os seus saberes na medida em que avança novas etapas, permitindo que através de metodologias ativas possa desenvolver habilidades e competências na prática permitindo que ele se aproxime daquilo que está sendo proposto dando sentido e significado ao que está aprendendo.

Se o que você procura para o seu filho é acolhida, aprendizagem significativa, ensino de qualidade e extensão de valores, vem para o Objetivo Penha!

 

Referências:

Vigotsky - Aprendizado e conhecimento, Marta Kohl de Oliveira, 112 págs., Ed. Scipione

vol_1_rcnei .pdf (mec.gov.br) (Acessado em 10/12/21)

Proposta Pedagógica Sociointeracionista | Educa Mais Brasil (Acessado em 13/12/21)