É comum que os alunos de todos os níveis tenham problemas para manter o foco. Quer estejam lutando para prestar atenção nas aulas ou tendo dificuldades para concluir as tarefas de casa. Os problemas de falta de concentração infantil podem ter um grande impacto no desempenho do aluno e em seu futuro profissional.
Existem diversas razões pelas quais as crianças lutam para se concentrar na escola. Pode ser uma dificuldade superável de compreensão ou, ainda mais grave, a instituição de ensino pode ter problemas de gestão e falta de uma metodologia eficiente de ensino. Então, onde a criança estuda já pode fazer uma grande diferença na assimilação pelo que já dissemos antes. Mas não vamos nos aprofundar nesses aspectos. Vamos ajudar você a criar um roteiro para ajudar o seu filho a lidar com algumas questões difíceis para ele e assim melhorar a concentração.
A boa notícia é que cuidando de detalhes como a estrutura e também os objetivos (resultados) é possível ajudar seu filho a melhorar seu foco e concentração no que está fazendo.
Como lidar com a falta de concentração infantil
Você pode começar a ajudar seu filho melhorar a concentração na escola seguindo essas dicas.
Ajude seu filho a focar sua mente
Fazer uma coisa de cada vez
Seja para os estudos ou outras atividades, o foco é o melhor ingrediente para o melhor resultado. Logo, “multitarefar” seus desafios pode causar uma tremenda falta de concentração. Treine seu filho para lidar com uma coisa de cada vez, ao invés de trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Isso ajudará a concentrar a mente do seu filho no que está à sua frente. Uma resolução de tarefa por vez, novos aprendizados de uma vez.
Quebrar as tarefas
A divisão de grandes tarefas em tarefas menores pode ajudar a melhorar o foco, tornando as coisas mais fáceis de lidar. Tentar assumir muito de uma só vez é uma receita para o tédio e a distração. Ao fragmentar tarefas, o seu filho tem uma ideia clara do que precisa ser feito e do sentimento de realização, uma vez concluído. Essa conquista pode ser um grande impulsionador de motivação!
Faça uma lista de metas
Às vezes, não é que os alunos não possam se concentrar – é que eles não sabem o que focar. Antes de o seu filho abordar qualquer tarefa ou iniciar uma sessão de estudo, crie uma lista de objetivos para orientar o seu filho. Por exemplo, se seu filho está sentado em uma sessão de estudo, seus objetivos podem ser revisar e criar notas de estudo para um capítulo ou tópico.
Uma vez que seu filho tenha alcançado esses objetivos, faça uma pausa para permitir que ele atualize seu cérebro antes de enfrentar uma nova tarefa.
Criar ambientes de trabalho/estudo (organizados)
Criar um espaço de trabalho/estudo dedicado
Um espaço desorganizado, sem dúvida, causa distrações. Certifique-se de que seu filho tenha um espaço de estudo dedicado, como uma mesa ou escrivaninha para trabalhar. Esse espaço deve estar livre de desordem e incluir apenas itens que ele precisa para a sessão de estudo (como seu livro/texto, caderno, ferramentas de estudo e material de anotações).
Aprenda a lidar com distrações
Você nem sempre será capaz de remover completamente as distrações – então ensine seu filho a lidar com elas. Ajude seu filho a pensar em maneiras de contornar a falta de atenção e concentração e focar novamente na tarefa quando ele ou ela se distrair.
Quando seu filho estiver tendo problemas para se concentrar, incentive-o a levantar-se e faça uma pequena pausa em relação ao que ele está trabalhando. Para distrações em sala de aula, onde levantar-se pode não ser uma opção, algo tão simples como fechar os olhos, respirando de forma profunda pode ajudar a reorientar a mente.
Estabeleça rotinas consistentes
Reserve tempo para estudar e fazer lição de casa
Muitas crianças se saem melhor quando têm uma rotina definida que podem seguir. Ajude seu filho a criar um cronograma diário que inclua tempo para lição de casa, intervalos de estudo e quaisquer outras atividades. Manter esta programação ajudará a colocar seu filho em uma rotina em que ele esteja pronto para se sentar e se concentrar nos trabalhos escolares.
Stick para um conjunto de hora de dormir e rotina de despertar
Uma mente bem descansada é uma mente focalizada. Ajude seu filho a criar e manter uma rotina noturna para que ele ou ela possa ir para a cama em uma hora coerente para “recarregar a bateria”. Um bom sono vai ajudar seu filho a absorver os conteúdos em sala de aula e também aprender coisas sobre os acontecimentos do dia a dia.
Encontre o foco em atividades diárias
Brincar com jogos de foco e atividades para construir atenção
Quebra-cabeças e palavras cruzadas são ótimas atividades para dar ao cérebro do seu filho um treino fora da sala de aula. Essas atividades exigem resolução de problemas e foco, que podem treinar seu filho a utilizar caminhos similares de raciocínio em casa ou em sala de aula. Diversão e aprendizado para o seu filho!
Fale sobre estratégias escolares
Sente-se longe de distrações
Descubra as distrações comuns com as quais seu filho se debate quando ele ou ela está em sala de aula. Pode estar sentado perto de amigos tagarelas ou sentado ao lado de uma janela. Você pode descobrir o que pode distrair seu filho perguntando a seu professor ou conversando com seu filho. Depois de saber quais são as maiores distrações de sala de aula, você e seu filho podem trabalhar em um plano para superá-las.
Sobre todas essas dicas, nós do OBJETIVO PENHA, estamos sempre de olhos abertos e focados no aprendizado do seu filho. Fazemos agora um convite para conhecer nossos cursos e metodologia de ensino e também saber se você tem mais alguma dica de concentração que você utiliza com seu filho e queira compartilhar nos comentários.
Um grande abraço!
Equipe OBJETIVO PENHA