O comportamento consumista infantil pode prejudicar a criança. É muito importante educar financeiramente os pequenos desde cedo.
E como conseguir isso, se cada vez mais os anúncios são voltados para as crianças?
Você, pai ou mãe, quer ajudar seu filho a adotar bons hábitos e ter sucesso financeiro desde cedo? Continue a leitura e entenda um pouco mais.
Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, algumas atitudes que podem estar relacionadas ao consumismo na infância são: a criança achar que tem necessidade de ter tudo o que vê em propagandas de televisão; ficar extremamente frustrada ao não ganhar um brinquedo; deixar o brinquedo de lado logo após ganhá-lo; ou não conseguir passar o mês ou semana com a mesada ou semanada dada pelos pais, pedindo mais dinheiro antes da hora.
Seu filho apresenta algumas destas características? Leia a seguir 5 dicas de como ajudá-lo a ser um adulto consciente e de sucesso.
1 – Conversa franca
Explique que o seu ganho de dinheiro está ligado ao seu trabalho, que parte deste dinheiro sempre terá um destino fixo e outra parte precisa ser reservada para a realização de um sonho e o que sobra pode ser gasto em supérfluos.
2 – Dê bons exemplos
Sempre procure dar bons exemplos ao seu filho, afinal será incoerente de sua parte comprar em excesso desnecessariamente.
3 – Lidar com o dinheiro
Faça com que o seu filho entenda na prática a conversa que vocês tiveram, dê a ele uma quantia mensal, semanal ou um clássico cofrinho e diga que a partir daquele momento ele também será responsável por gastar com o necessário e reservar uma quantia para a realização de um sonho dele.
4 – Passeios
Quando saírem para passear, peça para o seu filho levar o dinheiro que ele tem disponível, dessa forma se ele pedir para você comprar alguma coisa que ele queira, você pode falar para ele usar o próprio dinheiro e caso o valor seja mais alto do que ele possui, será uma lição para que ele entenda que precisa guardar mais dinheiro para adquirir o que quer.
5 – Lidando com frustrações
Mesmo com essas dicas é provável acontecer algum episódio de birra ou manha, diante disso seja firme e converse novamente sobre ganhos, gastos e sonhos.
Dica Extra
O Colégio Objetivo Penha ministra aulas de Empreendedorismo e Educação Financeira com o Sebrae SP desde o 1° E.F. Agende uma visita e saiba mais!
Espero que as dicas possam te ajudar a conversar e lidar com seu filho em relação a este assunto que vai acompanhá-lo a vida inteira.
Fonte:
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/como-evitar-que-seu-filho-se-torne-consumista/