img

Trabalhar em equipe é uma das principais características exigidas pelo mercado de trabalho. Saber trabalhar em equipe virou uma espécie de requisito no mundo corporativo. Logo, o bom convívio e a troca de informações de forma dinâmica, elevam a produtividade nas empresas.

Os colaboradores de uma empresa também usufruem dessa vantagem. Trabalhar em uma equipe harmonizada favorece a confiança de todos os envolvidos em uma determinada tarefa. Isso a torna mais fácil e diversifica as perspectivas. A motivação entre os colaboradores gera mais oportunidades para uma empresa e para os profissionais. Isso para aqueles que sabem trabalhar em conjunto.

Porém, existem muitos profissionais que não sabem trabalhar em equipe, pois não desenvolveram isso ao longo da vida. Nunca é tarde para aprender. No entanto é muito importante observar essa habilidade em nossas crianças desde cedo. Se os seus filhos estão na adolescência ou infância, saiba que ainda é tempo de atentar para essa habilidade de colaboração. Não é tão simples assim é uma “construção” a longo prazo.

O fato é que se o trabalho em equipe é tão valorizado em uma carreira de sucesso, você pode estar perdendo tempo. Não observar e não agir, uma vez detectado o desinteresse em trabalhar em equipe, pode ser um erro fatal para a construção de um futuro.

Nesse breve artigo, você verá:

  • Como pais e educadores podem ajudar no trabalho colaborativo;
  •  Como e quando estimular essa habilidade ou comportamento;
  • As vantagens ou habilidades conseguidas por trabalhos em equipe;
  • Onde realmente começa a capacidade de trabalhar em equipe;
  • Como nós do OBJETIVO PENHA colaboramos para o assunto.

Nós do Colégio OBJETIVO PENHA, acreditamos na construção dessa e de outras habilidades. Acreditamos que o futuro deve ser semeado agora. Dessa forma, formaremos mais do que alunos ou profissionais, formaremos cidadãos capazes de transformar a sociedade para melhor. Temos a certeza de que nada é fácil. Por isso, não só buscamos as soluções tecnológicas, e sim como ser eficazes no ensino para desenvolver pessoas.

Como aprender a trabalhar em equipe desde cedo?

Muitas crianças são muito apegadas aos seus pertences e por vezes, demonstram dificuldade em dividir algo. Isso é uma preocupação. É importante que o educador ajude elas a diferenciarem o zelo, do apego exagerado. Um grande passo, para os educadores (pais e profissionais) é estar atentos às melhores práticas. Buscar formas de estimular o trabalho em equipe logo nos primeiros anos de vida de uma criança. O objetivo é incentivar o espírito de coletividade. É preciso mostrar aos pequenos, constantemente, que o trabalho em equipe é algo benéfico e muito importante para o seu próprio desenvolvimento.

Integrar os alunos em sala de aula, através de atividades em grupo é importante por muitos motivos. Isso desenvolve saber avaliar, tomar decisões, saber debater, argumentar, dentre muitas outras. Isso permitirá, aos educadores, identificar as crianças com dificuldades. Crianças que não interagem entre si nas tarefas designadas. Essas crianças com maior dificuldade de trabalhar em grupo devem ser estimuladas pelos educadores com técnicas e muita paciência.

Essa falta de habilidade no ensino ou no aprendizado pode ter raízes mais profundas. Isso transcende a educação escolar. O espírito de coletividade começa em casa. A família é o primeiro e mais importante grupo na vida de uma criança. Os conceitos, as experiências e a disciplina cobrada pelos pais e responsáveis irão refletir no modo como a criança se comporta diante da sociedade e com diversos núcleos coletivos.

Os pais são grandes responsáveis por estimular bons ou péssimos hábitos nas crianças. Por exemplo, na divisão de tarefas domésticas. Nesse caso, o importante é fazer com que as crianças se sintam úteis. Os pais podem estabelecer tarefas domésticas de forma justa, de acordo com a idade e deixar isso bem claro para os pequenos. Fazer a criança enxergar a importância dela na tarefa doméstica é uma verdadeira aula de trabalho em equipe.

Um dos maiores exemplos de coletividade na educação infantil é observado nas escolas do Japão. Os japoneses aprendem desde cedo que se você sujar algo, você mesmo deve limpar. Eles recebem tarefas de limpeza, organização e harmonização em grupo já nos primeiros anos de escola. Esse sistema educacional se reflete na vida dessas crianças que se tornaram adultos mais engajados ao trabalho em equipe. Isso visa uma sociedade que trabalha de forma harmônica e produtiva em todas as esferas.

Aqui no Colégio OBJETIVO PENHA a metodologia, as aulas e os projetos buscam essa coletividade. Nossa metodologia é sociointeracionista que por definição, visa ou dá relevância ao trabalho em equipe. Nesse tipo de abordagem pedagógica a troca de experiências e interações são valorizadas nessa metodologia.

Nesse artigo você viu que:

  • Precisamos estar atentos com nossos jovens e crianças quanto a colaboração. O trabalho em equipe é uma característica valorizada no ambiente familiar e também no corporativo;
  • Estimular o espírito de equipe deve começar o mais cedo possível, nas primeiras fases da vida e escolares;
  • A integração dos alunos em atividades em grupo ajudam a formar pessoas com perfil de decisão, debate e colaboração, dentre outras vantagens;
  • O trabalho em equipe pode ser potencializado na escola, mas isso começa em casa. O “fazer parte” ou a sensação de utilidade começa com a família;
  • Uma sociedade melhor advém de um aprendizado colaborativo desde cedo;
  • O método sociointeracionista, utilizado no Colégio OBJETIVO PENHA, favorece a coletividade, a troca de experiências e as interações. Tão importantes para a vida em sociedade.

Portanto as habilidades tão importantes para um futuro promissor começam cedo e com alguns aprendizados. Ensinar a criança a perguntar, a respeitar os companheiros, a se servir, a limpar o que sujou, a consertar o que quebrou e a desenvolver responsabilidades, podem garantir esse futuro. Trabalhar em equipe não é somente trabalhar em conjunto com outras pessoas é saber compartilhar.

Trabalhar em equipe é entender as necessidades do grupo, harmonizando o ambiente e mitigando conflitos, estimulando o respeito entre os membros da equipe e acima de tudo, trabalhando em parceria, com confiança, harmonia e produtividade.

Deixe seu comentário sobre o assunto. Se você tiver dúvidas, entre em contato a qualquer momento conosco nos canais do site. Teremos um prazer imenso em conversar com você sobre nossa metodologia.