Todas as atividades realizadas ao longo da vida exigem o emprego do raciocínio lógico. Embora seja comum associá-lo a problemas matemáticos, é importante ressaltar que sua importância extravasa as questões acadêmicas. Quando acordamos e decidimos o que faremos em um determinado dia, há o emprego desse tipo de raciocínio.
Dessa forma, embora passe despercebido na maioria das vezes em que o empregamos, este raciocínio é de grande importância para se viver de forma plena. Desenvolvido em sua maior parte ao longo da infância, trata-se de algo que pode ser estimulado por meio de atividades específicas. A boa notícia é que é possível associar práticas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico infantil a lazer e diversão.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas das formas de estimular este raciocínio em crianças. Com isso, torna-se possível aprimorar ainda mais as habilidades dos pequenos. E o melhor é que todas as atividades que citaremos mais adiante não irão sobrecarregar as crianças, já que podem fazer parte do cotidiano lúdico de cada uma.
Jogos que envolvam estratégia e estimulam o raciocínio
Os jogos são uma excelente maneira de se agregar toda a família. Empolgantes, os de estratégia possuem ainda a vantagem de promoverem grande estímulo ao raciocínio, sobretudo o lógico das crianças. Nesta categoria, estão os jogos de memorização, como o Tangram, por exemplo. Eles são responsáveis por suscitar nas crianças a capacidade de elaboração de pensamentos com o intuito de fazer com que consigam ponderar antes de tomadas de decisão.
Embora tais jogos façam parte do universo de brincadeiras das crianças, vale ressaltar que o raciocínio empregado nestas ocasiões gerará ganhos pessoais também para o futuro. Isso costuma ocorrer por conta do estímulo gerado em áreas cerebrais responsáveis pela capacidade de decidir diante de situações cotidianas.
Tecnologia móvel
O manejo de tecnologias móveis por parte de crianças deve ocorrer sob a supervisão dos responsáveis. Isso deve ocorrer por conta da necessidade de se preservar a saúde dos pequenos, bem como manter uma rotina equilibrada de atividades. Apesar das ressalvas quanto aos perigos da exposição diante de telas, há pontos positivos neste tipo de interação.
Por meio desse tipo de tecnologia, as crianças passam a ter acesso a uma série de recursos que estimulam a lógica por meio do raciocínio. Atualmente, há uma série de programações voltadas a este intuito. Além disso, é importante ter contato com tecnologias dessa natureza, uma vez que as linguagens nelas empregadas fazem parte da realidade em que se vive há tempos.
Jogos eletrônicos
Assim como os dispositivos móveis, o raciocínio lógico encontra grandes chances de estímulos quando se joga por meio de consoles, computadores etc. Os jogos em si, caso empregados de maneira equilibrada, são muito úteis para a construção dessa forma de pensamento. A criança também poderá se valer da interação por estes meios para desenvolver características relevantes de seu desenvolvimento, como a interação social, por exemplo.
Compostos por cenários ricamente elaborados, os jogos eletrônicos ganham cada vez mais adeptos. Como dissemos, se utilizados de maneira equilibrada, além da diversão, os jogos eletrônicos podem colaborar para o desenvolvimento lógico dos usuários.
Leitura
Indicada para todas as idades, o hábito da leitura é extremamente útil e acessível para se desenvolver o pensamento dessa natureza. Embora esta seja frequentemente relacionada à criação de um vocabulário rico, esta não é a única qualidade desta prática. A criança também consegue estimular sua imaginação, uma vez que pode elaborar possíveis desfechos para as histórias que lê.
A leitura também colabora para que as crianças consigam argumentar de forma mais contundente, quando isso se faz necessário. Assim sendo, os relacionamentos interpessoais dos pequenos leitores podem ser melhorados, ganhando mais estímulos a cada nova obra lida. O teor do que se lê deve ser levado em consideração, devendo ser moderado por quem é responsável pela criança.
Brincadeiras de montar
A primeira infância é a fase da vida em que brincar é uma atividade que possui grande poder de estímulo sobre o raciocínio lógico. Desde a fase em que são bebês, é possível oferecer às crianças peças variadas para montagem e desmontagem. Esta ação pode envolver blocos e outros elementos de encaixe. A percepção de espaço costuma ser um dos aspectos mais explorados, neste caso.
Assim como em relação a outros tipos de brinquedos, faz-se necessário oferecer à criança somente elementos seguros. Com isso, peças muito pequenas devem ser evitadas, sobretudo para bebês.
Agora é com você
Você viu como é possível estimular o raciocínio lógico nas crianças com ações simples do dia a dia? No entanto, todas essas atividades requerem uma certa cautela e supervisão dos responsáveis para que todo esse estímulo tenha o efeito desejado e se torne saudável para as crianças.
Agora conte pra gente, como você ajuda seu filho no desenvolvimento do raciocínio lógico? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
Um abraço e até a próxima!
Equipe Objetivo Penha