img

A cada escolha uma renúncia e uma consequência. A vida se desenvolve por meio das escolhas que fazemos e se aprimora em virtude da nossa coragem em tomar decisões. Em algum momento da vida, você mãe, pai ou responsável, pode precisar escolher um novo colégio para seu filho. Uma escolha muito difícil, com muitas variáveis e quase sempre angustiante.

Bem que poderia ser mais fácil como escolher um filme, por exemplo, ou escolher um produto de prateleira para comprar.

Ao observarmos o mundo à nossa volta, compreendemos cada vez mais que o conhecimento é a moeda que nunca se desvaloriza e por isso quanto mais cedo semeamos o conhecimento com qualidade, mais frutos colhemos dele.

Por isso, é bem comum que os pais se preocupem com essa qualidade e busquem uma opção melhor de colégio para seus filhos. Um colégio que possa se conectar com o estilo de vida da família. Quanto mais resultados comprováveis se vê, mais segura pode se tornar essa decisão.

O ponto delicado desse assunto é que não estamos falando somente de uma simples escolha para cumprir uma jornada escolar. Não! Estamos falando aqui de futuro. De escolhas que com certeza vão impactar na vida do aluno. Um impacto que pode ser positivo ou negativo nos anos que se seguem.

Olá, mães e pais dedicados, leitores do blog do Colégio Objetivo Penha. Tudo bem com vocês?

Normalmente estamos dando dicas importantes para pais e alunos sobre como ter uma vida plena desenvolvendo o que chamamos de a Nova Construção do Conhecimento.

Hoje vamos conversar com você exatamente sobre essa nova forma de construir conhecimento. Vamos falar também de como você foge de um problema grave que tem minado o desenvolvimento de muitas famílias brasileiras. Um problema que pode atrapalhar na hora de você escolher o melhor colégio para seu filho. Continue com a gente para saber mais sobre isso.

Um mal quase invisível que atrapalha sua família

Nesses quase 20 anos de ensino, desenvolvemos um olhar clínico, social e quase filosófico sobre os muitos problemas que atrapalham uma vida profissional e acadêmica promissora.

E, simplificando bastante, sintetizamos tudo isso em uma grave síndrome na qual denominamos Síndrome da Tabela (claro, é só um nome didático a OMS não sabe disso ?).

Para nós a Síndrome da Tabela é um mal que por décadas tem atrapalhado uma vida plena de resultados acadêmicos, profissionais e de relações harmoniosas.

Uma síndrome não tem causa específica e revela todo um conjunto de sintomas. Por isso, didaticamente convencionamos chamar de Síndrome da Tabela.

Normalmente esboçamos a Síndrome da Tabela com um singelo exemplo do jogo de campeonato que já não serve mais para classificação ou pontuação. Um jogo assim só tem a função de cumprir a tabela do campeonato. Quando falamos de futuro, “cumprir tabela” definitivamente não é a solução para uma vida de conquistas.

Fique atento aos efeitos da Síndrome da Tabela

Em nossas vidas ocorre algo muito semelhante. Temos que cumprir determinadas fases ou situações e simplesmente passamos por tudo isso de forma quase displicente. Isso também é efeito da Síndrome da TabelaAs pessoas deixam de realizar grandes conquistas em suas vidas profissionais e acadêmicas por não tornar o obrigatório excepcional.

Um dos efeitos da Síndrome da Tabela é o conformismo. Por isso muitos pais terminam se contentando só com o cumprimento da jornada escolar de seus filhos. Não importando inclusive a instituição de ensino.

Isso acontece porque a avaliação e escolha de um colégio acaba sendo um “tiro no escuro”. A Síndrome da Tabela atrapalha seus critérios de escolha. Por isso dizemos sempre que esse mal tem desorientado muitas famílias que percebem a escolha errada, infelizmente, muito tarde.

Da mesma forma, a Síndrome da Tabela faz com que muitos colégios cumpram somente as orientações legais que regem a educação, ou ainda direcionam o foco no próprio faturamento e deixam de lado elementos importantes que fazem total diferença no desenvolvimento humano.

Síndrome da Tabela aparece quando aceitamos os primeiros limites que a vida naturalmente nos impõe. Os primeiros sinais dela são vistos como coisas normais. Esse mal tem desorientado famílias de maneiras muito distintas.

Por isso falamos nesse conteúdo de escolhas. Isso porque a Síndrome da Tabela pode fazer você escolher um colégio que esteja mais focado em seu próprio desempenho do que no desempenho dos alunos. E mesmo que o desempenho dos alunos seja algo relevante, a Síndrome da Tabela pode fazer essa instituição negligenciar demais o fator humano, levando os alunos a uma pressão excessiva por resultados.

Mas o que fazer para fugir da Síndrome da Tabela?

Muitos pais buscam um colégio pelo fator estrutura, que é importante, mas não é tudo. Outros buscam somente pelo resultado e pontuações em exames e vestibulares.

Para facilitar sua vida vamos te mostrar o melhor caminho para sua escolha. Nós do Objetivo Penha acreditamos que a única forma de transformar a vida das pessoas e fugir da Síndrome da Tabela é através de um ensino onde coexistem 5 elementos que chamamos de Os 5 Elementos Essenciais da Nova Construção do Conhecimento. Sua busca deve levar em conta estes 5 elementos.

Nova Construção do Conhecimento é uma estratégia de ensino que garante uma educação transformadora. É uma construção que vai além dos acontecimentos da modernidade ou da tecnologia.

Essa estratégia estrutura o autodesenvolvimento e mostra como diversos elementos se conectam com o prazer de uma pessoa em aprender. Essa estratégia é composta por 5 elementos essenciais: AutonomiaConexãoCuidadoTecnologia e Resultado.

Você pode aprender mais sobre cada um deles em nosso site e claro, conversando com nossa equipe em uma visita ao colégio. No entanto, vamos entender de forma básica cada um agora neste artigo.

Os 5 Elementos Essenciais da Nova Construção do Conhecimento

1. Autonomia

Construir seu próprio conhecimento através das próprias experiências. Um ensino transformador proporciona condições e estímulos para a continuidade no aprendizado para toda a vida.

2. Conexão

Instituições que trabalham com esse elemento estimulam os estudos, compartilham valores familiares e promovem um diálogo mais próximo com a família.

3. Cuidado

O sentimento de acolhimento facilita a construção do aprendizado. Sem o elemento Cuidado o ensino fica frio e mecânico. Um ensino inovador de verdade faz o aluno se sentir parte integrante do processo de aprendizagem.

4. Tecnologia

Essencial na construção de conhecimento se estiver acompanhada dos elementos Conexão e Cuidado. A Tecnologia é o elemento multiplicador e facilitador na construção de conhecimento.

5. Resultado

Instituições sérias possuem resultados palpáveis. Somente instituições atentas aos resultados são capazes de expandir e aprimorar a Nova Construção do ConhecimentoSem resultado observável não há sinergia nos demais elementos e não há transformação positiva da sociedade.

Esses 5 elementos norteiam nossas decisões e inovações aqui no Colégio para que a Nova Construção do Conhecimento aconteça. Além de obviamente estarem presentes na atuação pedagógica do Colégio Objetivo Penha.

Dessa forma, você elimina a Síndrome da Tabela da sua vida e foge das instituições de ensino cuja gestão é afetada por esse mal.

E se você quiser saber como trabalhamos a Nova Construção do Conhecimentoagende uma visita conoscoNossa equipe está de prontidão para esclarecer como trabalhamos os 5 elementos por aqui. E de quebra, apresentar nossa estrutura para você.

Até o próximo conteúdo.
Equipe Objetivo Penha – Ensino e Inovação com o Coração