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Hoje em dia, vocês pais e mães desempenham várias tarefas no decorrer do dia, dividindo seu tempo entre a rotina profissional e doméstica, cuidado com os seus filhos, as exigências de um emprego, organização de compromissos e até mesmo os afazeres sociais.

Com isso, inúmeras dúvidas surgem ao se depararem pensando em algumas questões: Com quem vou deixar meu filho? Qual a melhor opção? Escola, babá ou vovó? Devo parar de trabalhar?

Nenhum dos caminhos é uma decisão fácil. Por isso a educação integral vem ganhando espaço nas escolas e despertando o interesse das famílias, pois quando a criança é bem cuidada e estimulada ela tem um efetivo desenvolvimento.

Esse artigo visa ressaltar os benefícios da Educação Integral, pois prioriza o desenvolvimento completo do aluno desde cedo.

Esta Proposta Pedagógica tem como objetivo promover a socialização, a integração, além de estimular a aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares, o que proporciona o fortalecimento dos vínculos afetivos e emocionais entre os alunos, a família e toda comunidade escolar.

O Período Integral é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos das crianças por meio de atividades que estimulem algumas das competências socioemocionais, como:

• Empatia
• Autoestima
• Ética
• Responsabilidade
• Autonomia
• Confiança

As atividades devem ser trabalhadas no intuito de estimulá-los a levantar hipóteses e consultar fontes de informação fazendo-os irem em busca das respostas às suas curiosidades e indagações.

Sabemos a necessidade da efetiva participação da vida em sociedade, por isso que na Educação Integral, o trabalho é desenvolvido a partir da interação entre alunos, professores e outros adultos por meio de diferentes formas e emprego da comunicação, desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e psicológico de maneira ampla e consecutiva.

São por meio dessas interações que as crianças revelam sua compreensão do mundo, expressando o que pensam e sentem.

Você já parou para pensar que estudar novos conceitos, comportamentos e fenômenos ou até mesmo o brincar, pode ser um estímulo para o cérebro potencializar as habilidades que a criança traz consigo?

O mesmo acontece com as competências, que só serão alcançadas plenamente através do trabalho em equipe, pois lidar com as emoções, controlar impulsos, respeitar opiniões divergentes ou até mesmo resolver conflitos, são exercícios do dia a dia para o desenvolvimento humano.

Imagine as crianças adentrando em um mundo de descobertas, com espaços e tempos de diferentes dimensões, no intento de despertar tanto a curiosidade quanto o protagonismo, para interagir com o que é físico e o que é sociocultural, por meio da comunicação, do seu próprio corpo, do meio ambiente, da natureza, sustentabilidade etc.

Fazer isso, com auxílio de adultos, em espaços de descobertas, construções e aprendizagem é a nossa proposta, proporcionando diferentes ambientes com características que influenciam na construção do conhecimento e da autonomia.

Proposta essa que inclui em sua organização curricular: orientação de estudos; atividades artísticas, culturais, esportivas e de integração social que é constituída por espaços pedagógicos, ou seja, áreas de aprendizagem.

Aqui no Colégio Objetivo Penha, trabalhamos todas essas habilidades e competências em espaços multidisciplinares, por meio de experiências e vivências na dança, teatro, pintura, modelagem, escultura, leitura, contação de histórias, criação de jogos, preparação e degustação de receitas entre outras.

O período integral, sem dúvida, proporciona aos alunos uma formação sólida, enriquecendo seu currículo acadêmico e aproveitando o máximo deste tempo que outrora não contemplava um olhar pedagógico tão amplo e de notável transformação.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (Dewel, John, filósofo e pedagogo)