img

Criar seu cronograma de estudos pode tornar sua vida mais fácil. A organização é o passo principal para quem deseja melhorar o desempenho escolar e otimizar o tempo. Assim, você percebe sua evolução e não perde as oportunidades do seu dia a dia.

Se você nunca pensou nisso ou tem dificuldade, nós do Objetivo Penha, vamos te ajudar com algumas dicas. Se você tiver dificuldade, peça ajuda também aos familiares, colegas e professores. Mas se você começar por aqui, seguindo algumas das nossas dicas, você já vai poder potencializar seu aprendizado e melhorar seus resultados.

Mãos à obra!

1. Definir a rotina diária

Inicie com uma tabela que contenha todas as atividades diárias. Não se esqueça de apontar os respectivos horários de cada tarefa. Assim, fica fácil saber quais as janelas de horários existentes para inserir períodos de estudos. Prepare-se, pois muitas vezes é necessário abrir mão de certas atividades para conseguir estabelecer uma boa rotina de aprendizado.

2. Inserir roteiro de estudos na rotina

Será ótimo conseguir separar um período com algumas horas seguidas para os estudos. É importante fixar esses horários para que seja criado um hábito. Porém, se isso estiver fora do seu alcance, não se preocupe. O importante mesmo é inserir na rotina o hábito de estudar diariamente. Recomenda-se que para cada 50 minutos de estudos, haja uma breve pausa para melhorar a absorção do que foi estudado.

3. Descanso e lazer reforçam o aprendizado

É errado pensar que um bom cronograma não deve conter tempo para lazer ou pausas para descanso. O cérebro precisa de tempo para se recompor do desgaste gerado. Durante a pausa nos estudos, o cérebro segue consolidando as informações na memória. Então não se preocupe, pois isso só reforçará o seu aprendizado. Durma o suficiente e faça as pausas adequadamente para maximizar a potencialidade de absorção do seu cérebro.

4. Como se organizar nos estudos

Se possível, escolher um local tranquilo e sem distrações onde os materiais a serem utilizados possam estar separados e à disposição. Entretanto, como mencionado anteriormente, o importante é estudar sempre que possível, ainda que não seja no local ideal para isso.

5. Como fazer um cronograma de estudos com as matérias necessárias

Eis a grande dúvida… “Por quais matérias devo iniciar os períodos do meu roteiro de estudos”?
Bom… Uma vez que a energia empregada nos estudos é maior no começo do período, para potencializar a absorção das informações é interessante optar por iniciar pelas matérias mais difíceis para você.
Outra dica em relação ao grau de dificuldade é tirar alguns minutos das matérias mais fáceis e transferir esse tempo para as mais difíceis. Por exemplo, se você tem facilidade em matemática, ao invés de estudar essa matéria por 1h, retire 10 ou 15 minutos e transfira para uma matéria que você tenha mais dificuldade.

6. Tempo para matérias

O cronograma deve ser montado de acordo com cada realidade. Na verdade, o tempo vai depender da sua rotina diária. Não se prenda em exagerar na carga horária, pois o importante é conseguir estudar sem perder o foco. A pausa para descanso entre as matérias também é importante.
O plano de estudos pode ser feito de modo fixo (cada matéria tem seu dia para ser estudada) ou flexível (adaptável conforme imprevistos). A vantagem do planejamento flexível é que em caso de imprevisto a matéria não precisará esperar um ciclo para ser estudada, ela poderá ser estudada em uma sobra de tempo em outro dia que não seja o seu estipulado.

7. Calendário anual

Um calendário anual para anotar datas de provas e prazos para entregas trabalhos escolares é uma boa sugestão para manter a organização.

Agora é a sua vez!

O que achou dessas dicas? Você já fez um cronograma? O que dá mais certo para você? Deixe nos comentários abaixo.